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Mensagem por Heilel Ter maio 12, 2015 1:39 pm

Compreendendo a Magia


Resumirei aqui o básico do básico sobre magia que já consta no livro, tudo que é dito aqui vale para os Clérigos Elementais do cenário, no entanto quando se trata de Magos (Preservadores e Profanadores) há algumas divergências no funcionamento e no custo das mágicas, porém isto não será explicado hoje, foquemos no que vocês precisam saber, então vamos lá.

Magia é uma força poderosa e caprichosa controlada através de procedimentos chamados mágicas. A magia consome uma energia chamada mana, mas mesmo os magos mais poderosos são incapazes de compreendê-la totalmente. Ou, se o são, eles nunca o admitiram.

Cada mágica é considerada uma perícia e é aprendida da mesma maneira que todas as outras perícias. Mágicas não têm um nível pré-definido; você precisa ter sido treinado em uma determinada mágica para ser capaz de usá-la. As mágicas podem ser do tipo Mental/Difícil ou Mental/Muito Difícil. No entanto seu nível de Aptidão Mágica é somado a seu atributo IQ para o aprendizado de mágicas. Portanto, se você tiver o atributo IQ igual a 12 e 3 níveis de Aptidão Mágica, você aprenderá as mágicas como se tivesse uma Inteligência igual a 15. Ninguém pode ter uma Aptidão Mágica maior do que 3.

Pré-requisitos:
Todas as mágicas, com exceção das mais básicas, têm pré-requisito(exigências que devem ser satisfeitas antes que a operação possa ser aprendida). Se o pré-requisito for uma outra mágica, ela deverá ser conhecida em um nível maior ou igual a 12 antes que a operação mais elevada possa ser estudada. Portanto, um usuário de magia deve aprender primeiramente mágicas simples e encaminhar-se para as mais avançadas conforme seu conhecimento for aumentando. A Aptidão Mágica é um pré-requisito para a maioria das mágicas mais poderosas. Isto significa que ninguém a não ser um mago — uma pessoa com Aptidão Mágica — , é capaz de aprendê-las. “Aptidão Mágica 2” significa que são necessários dois níveis de Aptidão Mágica para se poder aprender aquela mágica e assim por diante.

Fazendo Mágicas:
Para fazer uma mágica, o personagem precisa conhecê-laou possuir um objeto que permita usá-la (v.pág. 153). Depois é necessário gastar uma ou duas rodadas se concentrando. No início da rodada, depois de sua última rodada em concentração, o personagem deve fazer um teste de habilidade para aquela mágica. Depois ele pode fazer qualquer outra coisa (usar uma arma, começar a se concentrar novamente, etc.).

Custo em Energia para a Realização de Mágicas:
Cada mágica tem seu custo em energia. Quando um personagem faz uma mágica, ele gasta energia (ST ou HT). Quanto melhor ele conhecer uma determinada mágica, menos energia será despendida para realizá-la. Se o personagem conhecer a mágica bem o suficiente, ele será capaz de fazê-la sem gastar nenhuma energia.
Normalmente, a energia gasta para executar uma mágica é considerada "Fadiga" (v. pág. 134). A "fadiga" pode ser recuperada com descanso. Um mago que conheça a mágica "Recuperação de Força" (v.pág. 162) poderá recuperar a ST mais rápido do que o usual. Um operador pode retirar energia de sua força vital ao invés de sua Força. Neste caso, ele retira todos os pontos de energia gastos de sua HT ao invés de ST. Em outras palavras, a mágica está provocando um dano real ao operador. Isto é perigoso, mas pode vir a ser necessário se o operador estiver muito fatigado e tivernecessidade de realizar mais uma mágica. A HT perdida desta maneira deve ser tratada como outro ferimento qualquer.

Duração dos Efeitos de uma Mágica e sua Manutenção:
O efeito de algumas mágicas é instantâneo e não pode ser mantido. Outras duram algum tempo (veja a Lista de Mágicas) e depois se desfazem, a menos que sejam mantidas. Se uma mágica puder ser mantida ativa, ela continuará por um período de tempo igual à sua duração original. Uma mágica poderá ser mantida sempre que o operador o desejar, desde que ele continue despendendo a energia necessária. Ninguém consegue manter uma mágica enquanto dorme; o operador é o único capaz de manter sua mágica ativa. Não há necessidade de um novo teste de habilidade.
No entanto, será necessário gastar mais energia. Se uma mágica puder ser mantida, seu custo em energia estará indicado na Lista de Mágicas. Exemplo: Luztem um minuto de duração e sua manutenção custa 1 por minuto. Portanto, os efeitos da mágica desaparecem depois de 1 minuto, a menosque no fim daquele minuto o mágico gaste mais um ponto de energia para mantê-la. Se um operador estiver consciente, ele saberá quando uma de suas mágicas precisa ser renovada. A distância não é um fator importantena manutenção do efeito de uma mágica.


Última edição por Heilel em Ter maio 12, 2015 4:29 pm, editado 4 vez(es)
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Mensagem por Heilel Ter maio 12, 2015 1:57 pm

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Mensagem por Heilel Ter maio 12, 2015 2:09 pm

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